Objetivos:
Caracterizar o tráfico transatlântico de escravos usados pelo viés da lógica mercantilista europeia;
Discutir a construção do racismo no Brasil, assim como a resistência e a luta dos movimentos negros;
Reconhecer o protagonismo e a importância dos africanos e afrodescendentes na História do Brasil;
Valorizar a composição multiétnica da sociedade brasileira.
Conteúdos:
O tráfico de escravizados; a chegada de africanos à América Portuguesa; o trabalho dos africanos escravizados; valorização e afirmação das identidades afro-brasileiras; aspectos alimentares dos africanos escravizados
Unidade temática:
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Objeto do conhecimento:
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental;
Resistências, invasões e expansão na América portuguesa;
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados.
Competências:
(CG1) Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e os direitos humanos com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais seus saberes, identidades e culturas e potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza.
(CECH6) Construir argumentos, com base nos acontecimentos das Ciências humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa democrática e inclusiva.
(CEH1) Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
(CCH4) Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo e aos outros e as diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das ciências humanas, promovendo acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais Viva Seu saber, identidades vidas culturas e potencialidades vírgulas sem preconceitos de qualquer natureza.
(CEH4) Identificar interpretações que expressem visões diferentes sujeitos, culturas e povos com relação ao mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Habilidades:
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(EF07H13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
Recursos:
Datashow, vídeos, capas de revistas.
Material utilizado
Datashow, vídeos, capas de revistas.
Avaliação:
Qualidade na elaboração do panfleto para combate às situações análogas à escravidão.
DESENVOLVIMENTO:
Etapa 01:
Os africanos escravizados que foram trazidos de forma compulsório para realizar variadas atividades têm papel fundamental na atividade de exploração da cana de açúcar no período colonial, inclusive na lavoura da cana de açúcar foram fundamentais.
A vida dos africanos escravizados na América Portuguesa era de grande sofrimento e já começava durante a travessia da África para a América nos navios negreiros. Essa questão é trabalhada com a exibição de um vídeo sobre o lucrativo comércio para os portugueses. O vídeo é exibido para a turma e em seguida é aberta uma roda de conversa para discussão sobre as percepções dos alunos sobre a temática.
O vídeo sugerido https://youtu.be/Le_TAd0q3HE.
Também, para diversificar o debate entre alunos e professora numa perspectiva dos discursos atuais de resistência, podem ser utilizados slans4 como estes:
4O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D’Alva. As batalhas de poesia falada seguem algumas regras: poesias autorais de até três minutos sem a utilização de objetos cênicos e sem acompanhamento musical. Corpo e voz são elementos fundamentais! As notas são dadas por um júri popular que é escolhido no momento da competição. Esta normalmente ocorre em três fases: geral, semifinal e a final, que revela o poeta vencedor daquela edição.
Durante a conversa é importante salientar que a alimentação dos escravizados durante a travessia dos navios negreiros tinha como base a farinha e que era apenas uma refeição por dia, mostrando as relações de desigualdade e exploração do povo africano desde sua captura na África até a sua instalação em terras americanas. Nesse sentido a mandioca se tornou importante para os portugueses, pois muitas vezes servia de moeda de troca no litoral africano.
Após a chegada dos escravizados à América eram delegadas às exaustivas tarefas, que poderiam ser tanto no campo ou nas cidades (domésticos). Segundo Daniel Silva (2022, p. 04):
Os escravizados do campo eram extremamente mal vestidos, e muitos não tinham contato direto com seu senhor, apenas com o feitor. Os escravos domésticos tinham roupas melhores e contato direto com o senhor e sua família. Os escravos urbanos trabalhavam em diferentes ofícios.
No caso do engenho os escravizados trabalhavam em todas as etapas da produção açucareira, desde o plantio até a fabricação do açúcar. Trabalhavam de maneira exaustiva e eram castigados com violência quando não cumpriam as atividades determinadas, erravam na execução da tarefa ou tentavam fugir, muitas vezes a punição era ficar sem a comida. Tinham que realizar todos os trabalhos impostos por seu “dono”. Além de ter uma alimentação insuficiente e de má qualidade.
Os alunos devem compreender que existiam algumas atividades realizadas pelos escravizados além do trabalho na lavoura açucareira, e nesse caso tem destaque trabalhos realizados por mulheres como no caso das negras de ganho, amas de leite e negras de tabuleiro. Estas últimas vendiam comida na rua e repassavam parte dos ganhos para seu “dono”.
Figura 23: Negros de ganho, negras de tabuleiro e amas de leite: as múltiplas facetas do trabalho escravo no Brasil (séculos XVI – XIX)
Etapa 02:
A sequência tem continuidade com a apresentação na lousa, de imagens de capas de revistas sobre a presença negra no Brasil. Os alunos são instigados a falar sobre o conteúdo de cada manchete e discutir com os colegas sobre como o negro é tratado no país.
Figura 24: Capas de revistas sobre a presença do negro no Brasil
Em seguida é exibido, na televisão ou data show, o documentário sobre Quilombo dos Palmares https://youtu.be/vuT6mSdMVSs com destaque para zumbi dos palmares.
O vídeo deve ser exibido entre o minuto 12:20 até 22:28 para ilustrar uma importante forma de resistência à escravidão na América Portuguesa. Após a exibição questionar os alunos sobre como eles imaginam que os moradores dos quilombos se alimentavam e esclarecer que em Palmares a sobrevivência do quilombo provinha da agricultura, e que o feijão, a batata, o milho, o melaço, a mandioca e suas variações, como a farinha, eram os principais itens produzidos.
Etapa 03:
A turma é dividida em cinco grupos e cada grupo recebe uma reportagem impressa sobre notícias recentes, com QR code, para que os alunos que tenham celular possam acessar individualmente a reportagem sobre situações análogas à escravidão, os alunos que não possuem celular podem formar dupla com aqueles alunos que possuem.
Reportagem 1: Trabalho escravo contemporâneo
Reportagem 2: Maranhenses em situação análoga à escravidão são resgatados em Santa Catarina.
Reportagem 3: 15 trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão no interior do MA.
Fonte: https://bityli.com/zcWre
Reportagem 4: Região Norte tem mais ocorrências de trabalho escravo
Fonte: https://bityli.com/jmiksN
Reportagem 5: Mais de 40 trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados em SC
Fonte: https://bityli.com/qGdRyY
Etapa 04:
Os grupos são orientados a fazer a leitura das reportagens para discutir entre eles as causas da situação e observar que uma das razões são as dívidas adquiridas pelos trabalhadores com a alimentação. Cada grupo apresenta as principais considerações sobre a reportagem lida e no final cada grupo faz um panfleto para combater o tráfico de pessoas e a exploração em situação análoga à escravidão, em uma perspectiva de valorização a liberdade e dignidade de todos.